Genivaldo Marques de Paula é homenageado em Lei Municipal

por Raquel de Almeida publicado 12/07/2021 10h09, última modificação 12/07/2021 10h09
Lei nº 1.633/2021 denomina Avenida do município

Foi encerrado no dia 30 de junho, em virtude de sanção e publicação da Lei Municipal nº 1.633/2021, a tramitação do Projeto de Lei Ordinária nº 35/2021, aprovado por unanimidade do Plenário, na 5ª Reunião Extraordinária de 2021. De iniciativa do Poder Executivo, representado pelo prefeito Joaquim Laércio Rodrigues, o projeto traz em seu texto a denominação de Avenida localizada no trecho da estrada estadual MG 457, pertencente ao município por cessão do DER/MG como AVENIDA PREFEITO GENIVALDO MARQUES DE PAULA.

Como parte constante do projeto e da lei, a biografia do homenageado traz fatos importantes da vida do cidadão homenageado, o que torna justa a reverência.

Biografia de Genivaldo Marques de Paula

Genivaldo Marques de Paula, nascido na cidade de Olaria, no dia 21 de junho de 1957, filho de Antônio Nogueira de Paula e Ruth Marques de Paula, era o quinto filho, totalizando onze irmãos.

Cresceu ao lado de sua família em Bom Jardim de Minas, onde mais tarde assumiu o legado de seu pai e trabalhou na padaria ao lado de seu irmão.

Casou-se com Maria Olaria Leite de Paula em 04 de setembro de 1982, onde no mesmo ano entrou para a política como vereador. Uma curiosidade sobre Genivaldo foi seu amor pela banda de música e pelo carnaval. Em sei mandato como vereador, ele queria que a banda retornasse, pois na infância havia sido mascote da banda. Ele queria que as crianças pudessem estudar música, pagava o maestro Sr. Jesus, com seu dinheiro para que ele ensinasse as crianças a tocarem os instrumentos.

Foi aproximadamente nessa mesma época onde ele quis inovar e trouxe para a cidade o “Bloco Vai Quem Quer”, com boi, bonecos de Olinda, mulinhas e muita diversão como ele sempre gostava.

Em 1991 realizou seu sonho de ser pai, e teve sua filha Rute, que deu o nome em homenagem a sua mãe, Rute Marques de Paula Leite.

Sempre muito querido pelo povo, sonhou e foi além, se candidatando e ganhando para prefeito em 1996, onde realizou grandes obras como: Implementação do tratamento de água na cidade (COPASA); Início da construção da quadra poliesportiva; Construção da praça da rodoviária; Reforma do Hospital Dr. Armando Ribeiro; Calçamento do Bairro Várzea entre várias outras ruas e aquisições de veículos para o município de om Jardim. Fez grandes feitos no Distrito do Taboão também.

Não pode-se deixar de mencionar algo que ele queria muito: a banda de música havia fechado em seu mandato. Ele reabriu e deu continuidade e todo suporte necessário para que eles continuassem a tocar.

Por mais que ele amasse Bom Jardim, optou por não recandidatar e encerrar sua carreira política.

Sempre caridoso, tentou ajudar a todos ao seu redor. Em 2007 morou em São Paulo e viu que cidade grande não era seu lugar e retornou com sua família para Bom Jardim de Minas em 2008 onde viveu até então. Em 2012 teve mais uma alegria: se tornou avô. Infelizmente, em 2016, começou a perder sua visão, danos do diabetes, também teve problemas cardíacos, o que levou sua morte em 17 de novembro de 2020.

Deixou a caridade e o amor ao próximo como legado e muita saudade em nossos corações, Genivaldo Marques de Paula ficará para sempre presente na memória do povo de nossa terra.

Acesse o Projeto de Lei 35/2021 em : https://sapl.bomjardimdeminas.mg.leg.br/materia/891

Acesse a Lei Municipal nº 1.633/2021 na íntegra: https://sapl.bomjardimdeminas.mg.leg.br/norma/733