Presidente da Câmara de Bom Jardim de Minas, vereadora Rita de Almeida, fala sobre suas expectativas para 2020

por Raquel de Almeida publicado 26/11/2020 20h27, última modificação 26/11/2020 20h27
Jornal Panorama entrevista presidente da Mesa Diretora de 2020

Rita Maria de Almeida, presidente da Mesa Diretora de 2020

Desde o dia 01 de janeiro, a Câmara Municipal de Bom Jardim de Minas tem uma mulher em sua presidência, a vereadora Rita Maria de Almeida. Em entrevista ao Jornal Panorama, a nova presidente da Casa falou sobre a influência de seu pai, o ex-prefeito, ex-vice-prefeito e ex-vereador Sebastião Delgado de Almeida, e de suas expectativas para o mandato, que vai até 31 de dezembro.

Jornal Panorama – É a primeira vez que a senhora está como presidente da Câmara?

Presidente Rita Maria de Almeida – Não, fui presidente também em 2011 e já estou em meu segundo mandato como vereadora.

JP – E quais são as suas expectativas para esse ano?

Presidente Rita Maria de Almeida – A gente quer dar continuidade a todo esse trabalho que vem sendo feito desde 2017, onde a nossa união, o diálogo e harmonia entre nós, vereadores, tem sido a diferença. E a gente tem objetivo em beneficiar a população e seus anseios, dar continuidade e fazer muito mais do que já temos feito.

JP – A senhora é filha do saudoso Sebastião Delgado de Almeida, que tem uma história política importante em Bom Jardim de Minas tendo sido prefeito, vice-prefeito e vereador. Como a figura de seu pai influenciou sua trajetória política?

Presidente Rita Maria de Almeida – É um legado que ele deixou. Meu pai é um exemplo de político que tenho, de pai, de homem, e é um legado. Na minha família, meu irmão também já foi vice-prefeito, eu estou no segundo mandato de vereadora, então é um exemplo pra gente.

JP – E a senhora sempre teve vontade de fazer parte da vida política?

Presidente Rita Maria de Almeida – Não, não tinha. Ele até insistia, me falou outras vezes, e eu dizendo não, e ele sempre falando, “não, mas você deveria”. Até que em 2008 eu resolvi ser candidata a vereadora e não quis sair mais.

JP – A senhora é a única mulher vereadora. Como se sente tendo essa representatividade?

Presidente Rita Maria de Almeida – Sempre é uma única mulher aqui na Câmara, e sinto falta de mais mulheres vereadoras.

JP – E como a senhora planeja uma proximidade maior com a população?

Presidente Rita Maria de Almeida – Vamos continuar com o projeto da Câmara Itinerante, que acho que foi bem positivo e foi uma forma de aproximar a população. No projeto, a população participa da reunião no bairro, mas ainda há uma dificuldade de a população vir participar das audiências públicas e reuniões. Mas nós queríamos mais a presença de todos aqui no plenário.

JP – E como a senhora pretende levar a relação com o Executivo?

Presidente Rita Maria de Almeida –  São poderes distintos, mas precisamos trabalhar juntos em prol da população, com união, harmonia e desempenhar nosso papel de fiscalizadores.

JP – Deixe uma mensagem para a população de Bom Jardim de Minas.

Presidente Rita Maria de Almeida – Daremos continuidade ao trabalho, com a destinação das emendas impositivas – onde os vereadores indicam a área que o dinheiro deve ser aplicado pela prefeitura – e também com as devoluções. E queremos que a população participe mais ativamente das atividades da Casa, que as pessoas venham mais e nos procurem com mais frequência.

Por Juliana Carvalho